domingo, 18 de outubro de 2015
domingo, 4 de outubro de 2015
#CARTASPRAMIM
Estou muito contente pelo projeto ... , as cartas feitas por nós alunos do 6 ano do Colégio São Paulo De BH já foram enviadas para os outros Colégios ... Espero que os outros alunos estejam contentes também por esse projeto .
Projeto Tem Cartas Pra Mim ...
O projeto foi desenvolvido pela professora de português '' Maria de Lourdes , Lurdinha '' . Esse projeto foi desenvolvido no Colégio São Paulo de BH , Rio de janeiro , Teresópolis e no de Belém . Gostei muito desse projeto pois a gente pode conhecer novas pessoas que estudam no mesmo Colégio só que em local diferente , e também tivemos a oportunidade de conhecer essas Cidades . Espero que os alunos dos outros Colégio também estejam gostando desse projeto.
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
História da carta e dos selos
Desde de idos tempos que o homem sentiu a necessidade de comunicar-se, porém a comunicação por sinais ou pela fala cedo se mostrou insuficiente quando o elemento espacial, isto é, a distância, se fazia presente. Com o advento da escrita surgiu a troca de documentos e a necessidade do seu transporte. As primeiras mensagens foram esculpidas em pedra passando, progressivamente, a serem inscritas em argila e em rolos de papiro. A mais antiga carta conhecida é de origem babilônica: trata-se de uma tabuleta de argila, em que uma dama, de nome Navirtum, escreveu, em letras cuneiformes, a outra dama chamada Husutiya, que só a visitaria na ausência do marido. A carta, do século XVIII a. C. está no Museu do Louvre. Destacam-se ainda as mensagens enviadas a Roma por Júlio César para serem lidas no fórum e que formam um texto conhecido como “De Bello Gallico”.
OS PRIMEIROS SERVIÇOS DO CORREIO
Desde a Idade Média, existiam ligações organizadas para a transmissão de cartas. A Igreja e as abadias tinham suas próprias ligações postais. Havia ainda o correio do exército. O comércio igualmente tinhas as suas próprias ligações. Logo apareceram as primeiras chancelas (sinetes) que autenticavam o documento e autorizavam o estafeta, em geral um militar, a transportá-lo, sendo este transporte de mensagens, privilégio exclusivo de Reis e Imperadores, serviço posteriormente também utilizados pelos nobres.
A partir do século XIII, a família Tasso obteve o direito de transportar cartas em sua região natal (Bérgamo, na Itália) e posteriormente esta concessão se estendeu a praticamente todo o Continente Europeu. Os Tassos se uniram à família Torres e tornaram-se uma organização com regularidade e confiabilidade em seus serviços e isto numa época de muita belicosidade e guerras generalizadas. Este serviço venceu até mesmo a concorrência de correios estatais. Foram eles, sem dúvida, os precursores dos correios em moldes profissionais e a organização durou assim, por vários séculos, na Europa.
No início do século XIX o Velho Continente sofreu grandes transformações, sobretudo a Inglaterra com o advento da revolução industrial. O desenvolvimento acelerado de muitas cidades, o êxodo rural, e o desenvolvimento das transações comerciais, incrementaram significativamente o volume de correspondência. O porte, neste momento, ainda era pago pelo destinatário. Tal prática trazia graves problemas, com grande evasão de receitas.
CARTAS PRA VOCÊ
Eu tento te esquecer
Mas tudo que eu escrevo
É sobre você
Mas tudo que eu escrevo
É sobre você
Eu não posso me enganar
Fingir que estou bem
Porque não estou
Fingir que estou bem
Porque não estou
Preciso de você
Preciso de você
Essa noite
Preciso de você
Essa noite
E hoje estou aqui
Só pra te cobrar
O que você disse
Que iria ser pra sempre
Mas não foi assim
Agora o que me resta
Escrever nessa carta
Pra lembrar
Só pra te cobrar
O que você disse
Que iria ser pra sempre
Mas não foi assim
Agora o que me resta
Escrever nessa carta
Pra lembrar
Eu passo tanto tempo
Só te procurando
Em um outro alguém
Mas não posso me enganar
Sinto sua falta
E ninguém pode ver
Só te procurando
Em um outro alguém
Mas não posso me enganar
Sinto sua falta
E ninguém pode ver
Preciso de você
Preciso de você
Essa noite
Preciso de você
Essa noite
E hoje estou aqui
Só pra te cobrar
O que você disse
Que iria ser pra sempre
Mas não foi assim
Agora o que me resta
Escrever nessa carta
Só pra te cobrar
O que você disse
Que iria ser pra sempre
Mas não foi assim
Agora o que me resta
Escrever nessa carta
Preciso de você.
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
MALALA!!!!!
Biografia de Malala
Malala Yousafzai (1997) é uma jovem paquistanesa, militante dos direitos das meninas de ir à escola. Aos 17 anos, é a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.
Malala Yousafzai nasceu no Vale do Swat, no norte do Paquistão, no dia 12 de julho de 1997. Filha de Ziauddin Yousafzai, professor e dono de escola incentivou o estudo da filha. Em 2008, o Talibã destruir 150 escolas para meninas no Paquistão. Malala ia para o colégio com o uniforme escondido dentro da mochila, para não ser atacada.
Malala começou a escrever um blog, em que contava os obstáculos para estudar e seguir seu sonho de ser médica. Em outubro de 2012, quando já dava entrevistas e aparecia na televisão defendendo o direito das meninas à educação, recebeu três tiros contra sua cabeça, no momento em que estava dentro do ônibus que a levaria para a escola.
Malala Yousafzai que estava com quinze anos, foi levada para a Inglaterra, onde se submeteu a tratamento. A jovem sobreviveu ao atentado e, aos 16 anos tornou-se porta voz de uma causa - o direito à educação. Vive exilada em Birmingham, junto com sua família.
No dia 12 de julho de 2013, quando comemorou 16 anos, discursou para uma plateia de representantes de mais de 100 países na Assembleia da ONU, em Nova Iorque. Em outubro, recebeu o Prêmio Sakharov, dado pelo Parlamento Europeu. No dia 10 de outubro de 2014, com 17 anos, Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a mais jovem ganhadora da premiação. Fonte : internet e livro de língua portuguesa 6 ano !
historia do e-mail
O correio eletrônico é anterior ao surgimento da Internet. Os sistemas de e-Mail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores.
O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe. Apesar da história ser um tanto obscura, acredita-se que os primeiros sistemas criados com tal funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.
O sistema eletrônico de mensagens transformou-se rapidamente em um “e-Mail em rede“, permitindo que usuários situados em diferentes computadores trocassem mensagens. Também não é muito claro qual foi o primeiro sistema que suportou o e-Mail em rede. O sistema AUTODIN, em1966, parece ter sido o primeiro a permitir que mensagens eletrônicas fossem transferidas entre computadores diferentes, mas é possível que o sistema SAGE tivesse a mesma funcionalidade algum tempo antes.
A rede de computadores ARPANET fez uma grande contribuição para a evolução do e-Mail. Existe um relato que indica a transferência de mensagens eletrônicas entre diferentes sistemas situados nesta rede logo após a sua criação, em 1969. O programador Ray Tomlinson iniciou o uso do sinal @para separar os nomes do usuário e da máquina no endereço de correio eletrônico em 1971. Considerar que ele foi o “inventor” do e-Mail é um exagero, apesar da importância dos seus programas de email: SNDMSG e READMAIL. A primeira mensagem enviada por Ray Tomlinson não foi preservada; era uma mensagem anunciando a disponibilidade de um e-Mail em rede. A ARPANETaumentou significativamente a popularidade do correio eletrônico
Museu da PUC
Relatório do passeio ao museu da PUC BH
A nossa visita ao museu da PUC, foi no dia 25/08/15, com a presença dos dois 6 anos do colégio São Paulo BH, foi muito legal, tivemos a oportunidade de descobrir várias curiosidades sobre o passado e a nossa história, tiramos duvidas, e conhecemos vários fosseis. Uma das curiosidades que ficamos sabendo, é que um gorila que durante o seu dia a dia, machucava os seus dedos do pé, por causa dessa frequência de machucados,quando morreu, foi levado ao museu para ser exposto, tiveram que amputar seus dedos do pé, os machucados eram muito profundos.
Além disso, várias outras coisas aprendemos.
Eu recomendo a visita ao museu da PUC!!
Bjs :)
Autora: Giovana Camilo e Ana Luiza Cardoso 6ano A
Além disso, várias outras coisas aprendemos.
Eu recomendo a visita ao museu da PUC!!
Bjs :)
Autora: Giovana Camilo e Ana Luiza Cardoso 6ano A
domingo, 17 de maio de 2015
Quem e Ziraldo ? O cartunista e escritor Ziraldo , autor dessa historia em quadrinhos, tem alma de criança. Como sua personagem mais famosa, ele também e um '' menino maluquinho '' inquieto e esperto. Mineiro de Caratinga, foi para o Rio de Janeiro aos 16 anos para ser desenhista de histórias em quadrinhos. Como a profissão não existia no pais, Ziraldo trabalhou numa agência de publicidade, foi jornalista e autor de livros infantis, até que pôde finalmente fazer histórias em quadrinhos. Em 1960 lançou uma revista mensal chamada Pererê , que teve apenas dez númenos. Ziraldo não deixou abater com isso e criou outras personagens , como The Supermãe , Os Zeróis , O canguru,Jeremias , o bom . Mais recentemente criou as revistas O menino Maluquinho e Julieta , a menina maluquinha. Pelo jeito , enquanto viver, Ziraldo vai continuar fazendo quadrinhos. Como autor de obras infantis, esse menino não para de criar e encantar crianças e adultos. Eis alguns de seus livros : O menino maluquinho , O planeta lilás, Flicts, Uma professora bem maluquinha, Outro como eu so daqui a mil anos , Vovó delícia , O enino marrom , Menina Nina , Os meninos morenos . fonte de pesquisa :Livro de português.
domingo, 10 de maio de 2015
Biografia de Paulo Mendes Campos.
Quem e Paulo Mendes Campos ? Poeta , cronista , tradutor e jornalista, Paulo Mendes Campos (1922-1991) nasceu em Belo Horizonte, MG. Iniciou estudos em Odontologia , Direito , Veterinária , mas não os completou. Ainda muito jovem, ingressou na vida literária em Belo Horizonte, como integrante da geração mineira a que pertenceu autores como Fernando Sabino e Murilo Rubião.Mudando- se para o Rio De Janeiro, passou a colaborar nos principais jornais cariocas e , ao lado de Fernando Sabino e Rubem Braga , foi um dos responsáveis pelo grande prestígio que a crônica ganhou no Brasil nos anos 1950-60. Suas crônicas valorizam a interioridade, a memória, o sonho e a reflexão. Fonte de pesquisa: Livro de português
segunda-feira, 16 de março de 2015
História Modificada
Dona Boa-Sorte mais Dona Riqueza Havia um homem muito pobre. Era muito dedicado no trabalho , ele cortava árvores para fazer a lenha,capinava e plantava, ele ganhava muito pouco dinheiro em ralação ao tanto que se esforçava.
Um dia como sempre trabalhando, foram duas mulheres bonitas, chegou perto e cumprimentou, o camponês levou um susto, pois nunca tinha visto elas antes,então começaram à conversar.
-Olá amigo,eu e minha irmã estavamos vendo o senhor trabalhar, você deve ganhar muito dinheiro!
-dinheiro? É uma coisa que ganho muito pouco
-Mas isso é injustiça com você!
-Quem sabe um dia eu consiga fazer algo melhor na minha vida
As irmãs gostaram do homem, uma das irmãs resolveu se apresenar:
-Meu nome é Riqueza, e minha irmã chama-se Boa-sorte, vi que você se esforçou muito então vamos te ajudar.
O homem olhava com atenção ao rosto de cada uma das mulheres, Riqueza ajudou dando dez moedas de ouro para o pobre homem, as pessoas acharam estranho, pois o homem era pobre e de repente ficou rico. Chamaram a polícia para ele, achando que tinha roubado aquele dinheiro todo, então a polícia o algemou, mas ele conseguiu escapar
O homem desistiu do dinheiro e foi trabalhar para ganhar seu próprio dinheiro!
domingo, 8 de março de 2015
Como Aconteceu o dia internacional da mulher!
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU(Organização das Nações Unidas).
Parabéns Mulheres Do Mundo ! Vocês Merecem !
Biografia de: Ricardo Azevedo Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista nascido em 1949, é autor de muitos livros para crianças e jovens, entre eles Um homem no sótão (Ática), A casa do meu avô (Ática), Aula de carnaval e outros poemas (Ática), Trezentos parafusos a menos (Moderna), Livro dos pontos de vista (Ática), Armazém do Folclore (Ática), Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões (Ática), O livro das palavras (Editora do Brasil), O sábio ao contrário (Editora do Brasil), Contos de enganar a morte (Ática), Chega de saudade (Moderna), Contos de espanto e alumbramento (Scipione), O livro de papel (Editora do Brasil), Ninguém sabe o que é um poema (Ática), Feito bala perdida e outros poemas (Ática), O leão da noite estrelada (Saraiva), Contos e lendas de um vale encantado (Ática), Fazedor de tatuagem (Moderna), O chute que a bola levou (Moderna) e O motoqueiro que virou bicho (Moderna).
Publicou seu primeiro livro infantil em 1980 (Fardo de Carinho, ed. Murinho, R.J). Tem dois livros traduzidos no México (Casas, ed. Formato e Três Velhinhas tão velhinhas, ed. Miguilim/ Ibeppe) . Seus poemas estão em antologias na Espanha. Tem poemas traduzidos em seis linguas ( in Um Deus para 2000, Juan Arias, ed. Desclée e Maria, esta grande desconhecida, Juan Arias, ed. Maeva.).
Recebeu o Prêmio O Melhor de Poesia da FNLIJ nos anos 1986 (Fruta no Ponto, ed. FTD), 1994 (Tantos Medos e Outras Coragens, ed. FTD), 1997 (Receitas de Olhar, ed. FTD) e em 2013 Diário da Montanha (e. Manati).
Recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte em 1990 para o livro Artes e Ofícios, ed. FTD, S.P.
Entrou para a Lista de Honra do I.B.B.Y em 1994 com o livro Tantos Medos e Outras Coragens tendo recebido seu diploma em Sevilha, Espanha.
Recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras em 2002 para o livro Jardins ed. Manati, R.J como o melhor livro infantil do ano.
Ganhou quatro vezes o prêmio Jabuti com os livros Alguma coisa (FTD), Maria Gomes (Scipione), Dezenove poemas desengonçados (Ática) e A outra enciclopédia canina (Companhia das Letrinhas), o APCA e outros.
Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados na Costa Rica e no Kuwait.
Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Autor da tese Abençoado e danado do samba – O discurso da pessoa, das hierarquias, do contexto, da religiosidade, do senso comum, da oralidade e da folia (Edusp, no prelo). Pesquisador na área de cultura popular. Professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura. Tem dado palestras e escrito artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.
Fonte :www.ricardoazevedo.com.br/ricardo-azevedo
Biografia de : Roseane Murray Nasceu no Rio de Janeiro em 1950. Graduou-se em Literatura e Lingua Francesa em 1973 (Universidade de Nancy/ Aliança Francesa).
Publicou seu primeiro livro infantil em 1980 (Fardo de Carinho, ed. Murinho, R.J). Tem dois livros traduzidos no México (Casas, ed. Formato e Três Velhinhas tão velhinhas, ed. Miguilim/ Ibeppe) . Seus poemas estão em antologias na Espanha. Tem poemas traduzidos em seis linguas ( in Um Deus para 2000, Juan Arias, ed. Desclée e Maria, esta grande desconhecida, Juan Arias, ed. Maeva.).
Recebeu o Prêmio O Melhor de Poesia da FNLIJ nos anos 1986 (Fruta no Ponto, ed. FTD), 1994 (Tantos Medos e Outras Coragens, ed. FTD), 1997 (Receitas de Olhar, ed. FTD) e em 2013 Diário da Montanha (e. Manati).
Recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte em 1990 para o livro Artes e Ofícios, ed. FTD, S.P.
Entrou para a Lista de Honra do I.B.B.Y em 1994 com o livro Tantos Medos e Outras Coragens tendo recebido seu diploma em Sevilha, Espanha.
Recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras em 2002 para o livro Jardins ed. Manati, R.J como o melhor livro infantil do ano.
Participou ao longo destes anos de vários projetos de leitura. Implantou em Saquarema, em 2003, junto com a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Saquarema, Uma Onda de Leitura.
Fonte :www.roseanamurray.com/biografia.asp
Biografia de : Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi pintor italiano. "Mona Lisa" foi a obra que o notabilizou. Foi também escultor, arquiteto, matemático, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, químico, naturalista, geólogo, cartógrafo, estrategista, criador de engenhos bélicos e inventor italiano. Um dos maiores nomes do Renascimento. Sua obra, de uma grande diversificação, é toda marcada pela genialidade. Sua figura humana aproximou-se como nenhuma outra daquele imaginário Homem Universal, o ideal da época renascentista. Embora genial em diversos campos, foi na pintura que se notabilizou com verdadeiras obras-primas, como o retrato de "Mona Lisa", a "Última Ceia", "Anunciação", e a "Virgem dos Rochedos".
De tempos em tempos, Leonardo dedicava-se à escultura, mas embora fizesse muitos esboços, poucas foram as obras que chegou a completar. "Se não tivesse sido tão volúvel e inconstante, teria feito um grande proveito na erudição e nas letras". A frase é de Giorgio Vasari, pintor e o maior historiador da arte do Renascimento e refere-se a Leonardo da Vinci.
Leonardo da Vinci (1452-1519) nasceu em Anchiano, pequena aldeia toscana perto de Vinci, e próxima a Florença, Itália, no dia 15 de abril de 1452. Por volta de 1466, torna-se aprendiz do pintor e escultor florentino Andrea del Verrocchio. Com 25 anos de idade já trabalhava para Lourenço de Medici, o famoso mecenas que governava Florença. Já conhecido passou a trabalhar para outras figuras importantes. Era protegido de Lodovico Sforza, duque de Milão. Entre 1482 e 1499 vive em Milão, onde pinta o afresco "A Última Ceia", para o Mosteiro de Santa Maria dell Grazie.
Até o Renascimento, ninguém pensava em urbanismo. As cidades não passavam de amontoados de casas. No projeto urbanístico que fez para a cidade de Milão baniu muros, traçou canais e um sistema de abastecimento de água e esgotos. As casas eram amplas e ventiladas e haveria praças e jardins. Nesse período estuda perspectiva, óptica, proporções e anatomia. Foi descoberto dissecando cadáveres o que era considerado grave crime. Graças às suas dissecações fez descobertas importantes que registrou em inúmeros desenhos e no Tratado de Anatomia que escreveu.
De volta a Florença, pinta a tela "Mona Lisa" (1503-1507), sua obra mais famosa. Vive em Roma entre 1513 e 1517, onde se envolve em intrigas do Vaticano e decide se juntar à Corte do rei francês Francisco I. Nos estudos científicos, antecipa muitas descobertas modernas, como o helicóptero e o paraquedas. Em Trattato della Pittura, Leonardo defende a supremacia da pintura sobre todas as outras artes, por ser a única indispensável à exploração científica da natureza.
Leonardo da Vinci passou seus últimos dias na França, e ali morreu, no dia 2 de maio de 1519, em Clos Lucé. Foi enterrado na Capela de Saint-Hubert, no Castelo de Amboise.
Fonte :www.e-biografias.net/leonardo_vinci/
quinta-feira, 5 de março de 2015
Minha Autobiografia !! Meu nome e Ana Luiza Cardoso Lopes ,nasci em Belo Horizonte dia 06 de janeiro de 2004 , sou estudante do Colégio São Paulo da 6 serie do ensino fundamental 2 , quando era pequena achava tudo uma maravilha mas hoje as coisas não são tão facies assim , ao longo do tempo aprendi que a vida não e facil , que vocé tem que dedicar em tudo que faz . Os meus amigos e família são muito importantes para mim , pois eles sempre me apoiaram no momento que estava trite me fizeram rir , a 5 anos atras entrei no Colégio São Paulo me achei uma completa estranha , mais todos me acolheram e me fizeram sentir em casa , me orgulho de tudo isso , e essa foi um pedaço da minha historia !!
domingo, 1 de março de 2015
Quem são os irmãos Grimm ? Jacob Grimm (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859) nasceram na cidade de Hanau, situada no centro-oeste da Alemanha . Foram professores , linguistas e realizaram importantes pesquisas no campo da tradição popular.Ao percorrer a Alemanha , registraram as narrativas orais de velhos camponeses , pastores , barqueiros e cantores que encontravam pelas estradas ou reunidos em serões ao redor do fogo. Graças a essa iniciativa ,Jacob e Wilhelm , conhecidos mundialmente como os ''os irmãos Grimm'' , deixaram-nos um riquíssimo conjunto de lendas , fábulas e contos maravilhosos ,como os clássimos João e Maria , Branca de Neve , A bela adormecida e Rapunzel . Fonte: Portuquês Linguagens, Autor : William Cereja e Thereza Cochar , Pagina 17
Assinar:
Postagens (Atom)